Elétrica

Elétrica

A rede de distribuição de energia elétrica é um segmento do sistema elétrico, composto pelas redes elétricas primárias (de alta tensão) e secundárias (de baixa tensão), cuja construção, manutenção e operação é responsabilidade das companhias distribuidoras.

Agora uma inovação que promete poupar energia e reduzir custos, além de aumentar a transparência e evitar riscos, é a rede elétrica inteligente, que utiliza tecnologia digital. Essa rede elétrica fornece eletricidade de fornecedores a consumidores usando comunicações digitais de sentido duplo para controlar os aparelhos elétricos nas residências dos consumidores.

A expectativa de grandes instituições é que a rede elétrica inteligente se sobreponha à rede elétrica convencional com um sistema de informação e medição, incluindo medidores inteligentes. As redes elétricas inteligentes estão para serem promovidas por muitos governos como uma forma de fazer frente a questões de independência energética, aquecimento global e recuperação de situações de emergência.