Essa semana recebi um comentário de um leitor do blog, pedindo as medidas do que seria um banheiro acessível. Respondendo a pergunta do leitor…

Bacia Sanitária: altura do assento 0,46m do piso; válvula de descarga de alavanca (altura máxima 1,00m do piso); barras de apoio na lateral e no fundo.

Lavatório sem coluna: altura 0,80m do piso (com altura livre de 0,70m); sifão e tubulação com proteção; torneiras de alavanca, célula fotoelétrica ou formas equivalentes.

Boxe Chuveiro – área transferência interna: dimensões livres mínimas de 0,80m x 1,10m; desnível máximo 1,5cm; registros altura máxima 1,00m do piso (localizados na parede lateral do banco); barras de apoio vertical (na parede do encosto do banco) e horizontal/vertical (em “L”) (na parede lateral do banco).

Porta: vão livre mínimo 0,80m; área de abertura sem interferir nas áreas de transferência e/ou aproximação; maçanetas do tipo alavanca (altura 1,00m); barra horizontal para auxiliar no fechamento (altura 0,90m); revestida na parte inferior para proteção (altura mínima 0,40m); sinalizada com Símbolo Internacional de Acesso afixado à 1,70m do piso.

Área de transferência lateral:
dimensões mínimas 0,80m x 1,10m.

Banco basculante:
profundidade mínima 0,45m; comprimento mínimo 0,70m; altura mínima do piso 0,46m.

Barras de apoio e barras articuladas, para seu banheiro? Consulte a Mil Assentos.

Anúncios